Cultura de Bali
Bali é desses paraísos cheios de praias maravilhosas, mas na minha opinião, o diferencial está na cultura e na simpatia do povo. Não há outro lugar igual no mundo. O balinês é caracterizado pela humildade e simplicidade, com a religião exercendo um papel muito forte no seu quotidiano.
Os balineses são em sua grande maioria Hindus, aproximadamente 95% da população, enquanto nas outras ilhas da Indonésia a maioria é muçulmana. O hinduísmo chegou a Bali vindo da Índia, quando a realeza de Java fugiu de uma revolução islâmica há muitos séculos atrás. É uma das quatro grandes religiões do mundo e convive muito bem com o budismo, confucionismo e tauismo.
Por toda a ilha, em todos os lugares, você vai encontrar as oferendas, nas calçadas, na porta das lojas, nas casas, em todos os lugares. Dizem que as oferendas dos lugares altos são para os espíritos elevados, e as deixadas no chão são para os espíritos maus.
Os hindus de Bali acreditam numa ordem do cosmos, e, no lugar do ciclo de morte e reencarnação, típico do hinduísmo indiano, os balineses acreditam nos espíritos dos ancestrais. Eles acreditam que os espíritos podem reencarnar em novos membros da família ou de até de outras, como num bebê do vizinho, por exemplo.